Adolescentes: como driblar a ansiedade em tempos de pandemia?

Adolescentes: como driblar a ansiedade em tempos de pandemia?
07/05/2020

Adolescentes: como driblar a ansiedade em tempos de pandemia?

Em um contexto de incertezas, controlar a ansiedade se torna cada dia mais difícil. Para os adolescentes esta situação é ainda mais delicada, pois além das emoções despertadas pelos hormônios, muitos jovens tiveram que mudar sua relação com familiares, estudo, trabalho e coletivo, se isolando no momento em mais necessitam de conexão com o mundo exterior.
A adolescência por si só é um período marcado por diversas alterações. É nesta fase, entre os 12 e 17 anos, que se registram os maiores índices de crises de ansiedade, estresse e depressão, podendo a situação atual ser um complicador ainda maior para o bem-estar dos jovens. Para manter a saúde mental mesmo durante este período, algumas atividades podem ser realizadas em casa:
- Neste momento é essencial aproximar-se das pessoas para manter a estabilidade e afastar a solidão. Escreva suas emoções e sentimentos em um papel e compartilhe-os através de conversas com pais, amigos ou profissionais da saúde de forma virtual. Manter uma vida social ativa para o lazer também é importante. Organize festas, idas ao cinema e jantares por meio de aplicativos digitais.

 

- Busque conhecimento através do ensino a distância em modalidades que sejam interessantes ara você. Aproveite este momento para investir também no seu futuro profissional.
- Faça exercícios físicos através de séries e treinamentos disponibilizados virtualmente.
- Estimule o diálogo e a divisão das responsabilidades entre as pessoas que moram com você.
- Tire um momento do dia para descansar e desacelerar. Deite-se em um local confortável, escuro e com sua música favorita para relaxar.
- Não tenha medo ou vergonha de consultar um profissional da saúde para auxiliar nas suas necessidades e objetivos.

 

Aqui na Long Life Fisioterapia & Qualidade de Vida oferecemos diversos serviços voltados a saúde. Envie-nos uma mensagem e saiba mais. 
Compartilhar