Vícios posturais: como afetam o seu desempenho?

Vícios posturais: como afetam o seu desempenho?
30/03/2020

Vícios posturais: como afetam o seu desempenho?

Neste momento você está sentado em frente a um computador ou utilizando um smartphone para acompanhar o nosso conteúdo, certo?

 

E como você avaliaria a sua postura neste momento? Se ao longo das oito horas de jornada laboral a sua coluna flexiona ou o seu quadril vai escorregando pela cadeira, esta publicação é para você!

 

Os vícios posturais são aparentemente inofensivos, mas eles impactam diretamente no seu desempenho e produtividade ao longo do dia. Se você trabalha por muito tempo sentado, o corpo tende a compensar a sua postura para relaxar, gerando complicações como fadiga, dores nas costas e pés, problemas de circulação ou até mesmo doenças crônicas.
Além disso, uma postura incorreta pode ocasionar LER/DORT (Lesões por Esforço Repetitivo), principalmente quando combinados com o uso de equipamentos sem ajustes ergonômicos, o que também pode resultar no afastamento do colaborador.

 

Neste momento do texto já deu pra perceber que manter a postura correta é ideal para ter um bom desempenho durante o trabalho. Confira agora algumas dicas da nossa ergonomista Claudia Wanderck para dar adeus aos vícios posturais e aumentar a sua qualidade de vida:

 

➡ Check-list postura em frente ao computador:
- Mantenha os pés apoiados no solo ou em um apoio de pés;
- Os joelhos devem ficar discretamente abaixo do quadril, formando um ângulo de 90º;
- Os punhos permanecem em posição neutra e os cotovelos apoiados na cadeira ou mesa;
- Ombros e quadril permanecem alinhados;
- A coluna deve encostar no encosto da cadeira;
- O monitor deve ficar na altura dos olhos;
- É importante usar mousepad com apoio em gel ou almofada para redução de impactos.
Dica extra: se você trabalha em home office, apoiar uma almofada na cadeira ou empilhar livros debaixo do monitor podem ajudar.
Confira o nosso vídeo para mais informações:
http://bit.ly/ergonomiaemhomeoffice

 

➡ Postura em frente ao celular:
- Leve o celular a altura dos olhos e não a cabeça a altura do celular. Com uma flexão acima de 60º a cabeça passa a pesar em torno de 25kg, o que aumenta consideravelmente a fadiga;
-Segure o aparelho com as duas mãos e digite com ambos os polegares;
- Sempre que estiver sentado (cama, sofá ou cadeira) apoie as suas costas e utilize as dicas acima.
Dica extra: fixar os olhos na tela por longos períodos reduz o número de piscadas significativamente, o que resseca os olhos. Para evitar problemas como vermelidão e conceira, olhe para outros ambientes (paredes, pessoas ou natureza) a cada 20 minutos (no máximo).

 

Gostou da nossa publicação? Confira mais sobre os nossos serviços de fisioterapia preventiva aqui no Blog!
Compartilhar