Hérnia de Disco: o que é e qual o seu tratamento?

16/01/2019

Hérnia de Disco: o que é e qual o seu tratamento?

A hérnia de disco consiste de um deslocamento ou saída do conteúdo do disco intervertebral através de uma fissura em sua estrutura. Dependendo do volume de material herniado, podem ocorrer compressão e irritação das raízes nervosas correspondentes e/ou do saco dural (estrutura presente entre o disco e canal medular).

 

Os sintomas da hérnia mais comuns são dores localizadas no local da lesão que podem  irradiar para outras partes do corpo de acordo com a inervação correspondente ao nervo afetado. Um exemplo é que quando a hérnia esta localizada na coluna cervical as dores se irradiam para os braços, mãos e dedos, já se a hérnia de disco localiza-se na lombar, as dores se irradiam para as pernas e pés. Os sintomas podem incluir formigamentos e dormência nos membros, em casos mais graves, pode ocorrer perda de força nos membros afetados.

 

O tratamento da hérnia de disco depende da fase em que ela se encontra. Durante a fase aguda é indicado o repouso para a recuperação do paciente.
Inicialmente deve ser realizada uma avaliação adequada para iniciar o tratamento, e determinar qual terapia para cada paciente. A fisioterapia tem como finalidade promover a melhora funcional do paciente, utilizando técnicas que contribuem para a reorganização das estruturas lesionadas, conjunto à reeducação do indivíduo sobre seus movimentos e postura corporal.
Durante o tratamento fisioterapêutico e conforme a evolução o paciente pode ser encorajado a prática de exercícios físicos que traga satisfação em sua vida.

 

Texto elaborado por: Vanessa  Mlynasczyk

Crefito 10: 229176

 

Compartilhar