Gastronomia Sustentável: saiba tudo sobre o tema

Gastronomia Sustentável: saiba tudo sobre o tema
11/06/2020

Gastronomia Sustentável: saiba tudo sobre o tema

Você já ouviu falar em Gastronomia Sustentável? Conheça mais sobre o tema e aplique a responsabilidade alimentar no seu dia a dia!

 

Ligada diretamente aos impactos causados pelo consumo alimentar, a gastronomia sustentável estimula a redução do desperdício, valorização da agricultura familiar, pecuária sustentável, entre outros elementos para garantir a qualidade local e a saúde do meio ambiente. Confira 5 formas de aplicar a Gastronomia Sustentável no seu dia a dia são:

 

➡ Invista em alimentos orgânicos, assim você colabora com a preservação do planeta e evita a ingestão de agrotóxicos e outros agentes químicos.

 

➡ Atente-se aos ingredientes que você possui na geladeira antes de preparar um prato. Receitas coloridas, criativas e que aproveitam o alimento de forma integral (semente, talo, folhas e cascas), além de fazer bem para a saúde, fazem bem para o seu bolso.

 

➡ Privilegie os produtores locais, assim você colabora também com a economia regional. Se possível, mantenha uma horta em casa, além de consumir um produto in natura você ainda relaxa enquanto cuida das plantinhas.

 

➡ Atente-se às recomendações de armazenamento que constam nas embalagens, alguns alimentos necessitam ambientes secos, outros devem ir para a geladeira e assim por diante.

 

➡Sempre que possível recicle, separando os materiais em orgânicos e recicláveis. Atenção especial para o óleo de cozinha, que além de entupir as tubulações ainda contamina a água.

 

Gostou da nossa publicação? Compartilhe este conhecimento também com os seus amigos. 
Compartilhar