Fisioterapia respiratória: benefícios para saúde

24/06/2020

Fisioterapia respiratória: benefícios para saúde

A fisioterapia respiratória é um conjunto de técnicas manuais e ou com aparelhos, que podem ser preventivas ou curativas e tem como objetivo mobilizar secreções, propiciando maior expectoração, oxigenação do sangue, reexpansão pulmonar e diminuição do trabalho respiratório, pois há uma melhora da complacência pulmonar e melhora da troca gasosa, diminuindo a falta de ar e ou outros desconfortos respiratórios.

O fisioterapeuta utiliza técnicas de higiene brônquica (drenagem postural, percussão ou vibro-compressão, compressão torácica e aspiração naso/oro traqueal se necessário), manobras de reexpansão pulmonar e também alguns recursos fisioterapêuticos como respiração com pressão positiva intermitente (RPPI), Treinamento muscular respiratório, pressão expiratória positiva (PEP),oscilação oral de alta freqüência (Flutter, Shaker), Cough Assist e Treinamento Muscular Respiratório.
Muitos pacientes podem se beneficiar com a Fisioterapia Respiratória, incluindo pacientes com diagnóstico de Asma Brônquica, Bronquite Crônica, DPOC, Enfisema Pulmonar, Bronquiolite, Fibrose Cística, Fibrose Pulmonar, Pneumonias, Doenças cardíacas, Doenças Oncológicas, Pré e Pós operatório de cirurgias torácicas e abdominais, entre outras.

Não apenas pacientes crônicos podem se beneficiar, mas diante de infecções respiratórias típicas de inverno, muitas pessoas podem se beneficiar de manter vias aéreas limpas e desobstruídas, e também realizar alguns padrões ventilatórios (exercícios indicados no vídeo ) que podem auxiliar em melhora da ventilação e reexpansão pulmonar e também vem a diminuir ansiedade e trazer uma melhora e bem estar ainda mais nesses dias de confinamento social.
Quer saber mais sobre o assunto? Entre em contato com nossa equipe!