Entorse de tornozelo: o que é e quais as suas consequências?

Entorse de tornozelo: o que é e quais as suas consequências?
13/02/2019

Entorse de tornozelo: o que é e quais as suas consequências?

O entorse de tornozelo é uma lesão causada pela ruptura ou estiramento de forma parcial ou total de um ligamento, sendo que este pode evoluir para quadros limitando sua funcionalidade dependendo do grau em que se encontra a lesão.

 

Como classificar uma entorse de tornozelo?
O exame clínico do local ajuda a classificar qual o grau da lesão, podendo ser grau 1 que se trata de um estiramento ligamentar, de grau 2 lesão ligamentar parcial ou de grau 3 que corresponde a uma lesão total dos ligamentos acometidos. Dificuldades para caminhar, edema na parte ântero lateral do tornozelo e dores no local ficam evidentes por pelo menos 48 horas que caracteriza o período agudo da dor. Devido a suspeitas de fraturas exames complementares são realizados, como Raio X, Ultrassom e Ressonância Magnética. 

 

Tratamento fisioterapêutico na fase 1 (48 horas à 72 horas após a lesão)
Na fase 1 é necessário controlar o processo de inflamação, evitando permanecer em pé sobre o local lesionado sem ajuda de muletas, pois pode piorar o quadro da lesão. Em casa a crioterapia pode ajudar a diminuir o processo inflamatório e as dores. O gelo utilizado pode ser mantido em uma bolsa térmica ou pode ser enrolado por uma toalha e em seguida ser colocado no local do edema, mantendo-o em contato por pelo menos 20 minutos com um intervalo de 3 horas entre cada aplicação.

 

Fase 2 ou fase de Proliferação (4 à 10 dias)
Na fase 2 deve-se realizar as atividades diárias com o auxílio de muletas e também realizar movimentos de flexão do pé e dos dedos, visando adquirir estabilidade ao tentar caminhar. A marcha deve iniciar pelo calcanhar e depois o resto do mesmo.

 

Fase 3 ou fase de remodelação precoce (11 à 21 dias)
A fisioterapia busca reforçar a musculatura, trabalhar a estabilização dinâmica e propriocepção.
Treinar ambos os membros inferiores  no intuito de ganhar coordenação e equilíbrio e força.
São realizados exercícios para fortalecimento da resistência, ganho de força e equilíbrio, utilizando de Theraband e Bosu com esta finalidade. 

 

Fase 4 ou fase de remodelação (reintrodução ao trabalho/prática desportiva)
Exercícios que se aproximem das AVDs (atividades de vida diária) e/ou  de movimentos usados no seu trabalho  devem ser realizados durante o tratamento para facilitar a volta em sua rotina pós lesão. Em caso de rupturas totais de ligamentos quando houver a lesão ligada luxação/ e instabilidade  médico pode optar por realizar ou uma redução fechada, ou aberta com reconstrução dos ligamentos (mais comum em pacientes com lesões severas ou com profissões de grande exigência física) seguida de imobilização entre 6 meses.

 

Dica do fisioterapeuta
Uma entorse de tornozelo pode prejudicar uma pessoa a mantendo longe do seu trabalho ou mesmo de sua rotina simples de vida, uma vez lesionados as limitações do trauma levam tempo para que possa se recuperar, uma dica então é escolher bem os calçados para cada ocasião e pensando em que tipo de solo vai caminhar, fazendo isso que se trata de algo simples pode se evitar a entorse de tornozelo descrita nesse breve texto.
Compartilhar