A importância da ergonomia na escolha da cadeira ideal

A importância da ergonomia na escolha da cadeira ideal
30/11/2018

A importância da ergonomia na escolha da cadeira ideal

Cadeiras ergonômicas são aquelas que atendem os requisitos mínimos da Norma Regulamentadora NR17 (NR-17.3.3), que são:

 

- Possuir um encosto cuja forma e curvatura se adaptem ao corpo, protegendo a região lombar.

 

- A altura do assento deve ser regulável, principalmente para que essa cadeira possa ser utilizada por mais de um usuário.

 

- Assento plano e sem formato, cuja borda frontal seja arredondada.

 

Essas especificações se tornam importantes principalmente no momento de escolher cadeiras para o ambiente corporativo. Isso porque as cadeiras provavelmente serão utilizadas por pessoas com diferentes biótipos visto que é inviável para a organização adquirir uma para cada colaborador. Por isso, é tão importante a consultoria de uma empresa especializada em mobiliário corporativo, que auxiliará na definição do melhor modelo de cadeira para cada tipo de atividade.

 

Encontrando a cadeira perfeita
As pessoas passam boa parte do seu tempo sentadas: sentam enquanto fazem refeições, no trabalho, durante seus caminhos (transporte público e automóvel), nas escolas e faculdades, em reuniões e até mesmo em casa, quando tiram um momento para relaxar em frente à televisão. Pode parecer que sentar seja uma atividade que dispõe de menos esforço físico que as outras, mas a verdade é que essa posição pode representar grande estresse na região lombar. Efeitos combinados de uma vida sedentária fazem com que essa situação se agrave rapidamente.
Na escolha da cadeira mais adequada para a equipe, um Consultor da Cadeira Elo, por exemplo, irá se informar sobre as atividades exercidas no local, o tipo de movimentação e fluxo de trabalho, o tipo físico da maioria das pessoas entre outros fatores para a indicação da melhor opção para aquela empresa, sempre atendendo os requisitos ergonômicos.

 

As cadeiras da Cadeira Elo,  são produzidas com alto conceito de tecnologia para a saúde e o bem-estar do usuário, com base em estudos que abrangem:
          - Antropometria: Estudo das dimensões e medidas do corpo humano;
          - Biomecânica: Estudo das forças mecânicas que agem sobre o corpo;
          - Fisiologia: Estudo das múltiplas funções mecânicas, físicas e bioquímicas humanas.

 

Para que você encontre a cadeira perfeita, a Cadeira Elo elaborou algumas perguntas que podem te ajudar nessa busca:

 

1. Qual a atividade da pessoa que irá utilizar a cadeira?
Se o usuário precisa ficar muitas horas sentado, na frente do computador, a indicação é uma cadeira com apoia-braços e diversos sistemas de ajustes e até mesmo ajustes inteligentes que se adaptam ao próprio corpo da pessoa.
Os modelos com rodízios são indicados para atividades que requerem mobilidade e dinamismo.
Se a cadeira for utilizada em uma sala de reunião, por exemplo, não há necessidade de rodízios e muitos ajustes, pois o tempo de uso não é constante.
Existem ainda modelos com espaldar mais alto, para melhor conforto na região superior da coluna, assentos mais largos e estruturas mais resistentes para atender os diversos tipos físicos.

 

2. É necessário ter uma cadeira que atenda a NR17 na empresa? 
É fundamental para fornecer um equipamento de trabalho adequado, que não prejudicará a saúde dos usuários, evitando uma série de problemas trabalhistas.
É importante também a empresa fornecer um treinamento sobre o ajuste adequado e a postura adequada ao se sentar para trabalhar, pois estes dois pontos são essenciais para evitar qualquer tipo de dores por mau uso. Os consultores da Cadeira Elo estão preparados para fornecer este treinamento a uma pessoa da empresa que deverá multiplicar as informações.

 

3. Pessoas diferentes utilizarão essa cadeira?
Em caso positivo, é essencial a aquisição de uma cadeira com diversos sistemas de ajustes. Atualmente, os fabricantes estão envolvendo muita tecnologia nas regulagens das cadeiras, justamente para atender os mais diferentes biótipos.
Se for apenas uma pessoa, um diretor por exemplo, é ideal que seja feito o “test-drive” no qual a própria pessoa irá sentar-se na cadeira e analisar o grau de conforto.

 

Comprar uma cadeira ergonômica é o primeiro passo para promover a segurança e a saúde de seus funcionários no ambiente do escritório, mas também é necessário que eles façam bom uso dela e adotem posturas corretas. Isso diminuirá a incidência de funcionários que são afastados por problemas de coluna.

 

A postura correta compreende braços apoiados, coluna reta, peso todo transferido para o assento e pés no chão, assim a carga de pressão é redistribuída ao corpo todo.
A cadeira correta proporcionará maior descanso, menos dores no corpo e funcionários sem fadiga, aumentando a produtividade do ambiente.

 

Entre em contato com a Cadeira Elo hoje mesmo e solicite a visita de um consultor ou conheça o show room em Blumenau, onde todos os modelos estão à disposição.
Compartilhar