30/11/2018
5 dicas para relaxar e evitar o estresse no ambiente de trabalho
Relaxar no ambiente de trabalho pode parecer algo contraprodutivo, mas na verdade esta ação é uma ótima aliada contra a procrastinação, o presenteísmo e o estresse.
- Afinal, o que é estresse e presenteísmo?
O estresse e o presenteísmo são fatores que vem aumentando dentro das organizações, seja por problemas de relacionamento entre colegas de trabalho ou pelas tensões do dia a dia. Presenteísmo é o nome dado quando o colaborador está em seu ambiente de trabalho, mas não realiza de forma produtiva as suas tarefas devido ao estresse ou desmotivação. Ou seja, é como se o colaborador estivesse fisicamente presente enquanto sua mente transita por outros assuntos. Já os elementos estressores podem ser tanto de âmbito interno (ligados a características de personalidade, como por exemplo, o perfeccionismo) ou externo (mudanças de forma geral, como por exemplo, problemas no trânsito). Dentre as suas principais consequências estão à sensação de fracasso, alteração do sono, mal estar, fadiga e dores musculares.
Para evitar que o estresse rotineiro tome conta das suas atividades, listamos cinco dicas básicas para tornar o seu dia ainda mais produtivo, bem humorado e leve:
1) Inspire e expire Inspirar e expirar lentamente ajuda a aumentar a quantidade de oxigênio no cérebro, diminuindo a frequência cardíaca e relaxando alguns músculos. Para realiza-lo, prenda o ar por dois segundos e solte pelo dobro do tempo. Assim você enche o seu corpo de ar e esvazia a sua mente de problemas.
2) Faça pausas para exercícios musculares Permanecer por muito tempo na mesma posição pode causar dores musculares, tensões e o sentimento de improdutividade. Quando você se sentir assim, faça pausas para a realização de exercícios, isso irá redefinir a sua atenção e aumentar a disposição. Para conhecer exercícios que você pode realizar no próprio posto de trabalho acesse aqui a nossa postagem sobre “Exercícios para realizar sem sair da cadeira”.
3) Mantenha o ambiente de trabalho tranquilo e organizado O primeiro passo é manter um bom relacionamento com os demais profissionais que trabalham com você. Isso além de tornar a rotina mais fácil também auxilia na manutenção de um bom networking. Além disso, é importante manter um espaço de trabalho limpo e organizado através de uma limpeza semanal, mantendo a mão somente o que é necessário e não acumulando itens por cima de mesas e gavetas.
4) Ho’oponopono Utilize os minutinhos que sobram do intervalo de almoço para realizar a sua meditação ou prática de relaxamento como o Ho’oponopono, palavra que em havaiano significa “tornar certo” e serve para a purificação do corpo e da mente. A técnica consiste na repetição de 4 frases que visam curar problemas por meio do perdão dos outros e de si mesmo. Conforme dados do portal Zen, isso é feito com a compreensão de que o que acontece com você não importa, mas o que você fará com aquilo que aconteceu é o que realmente interessa. Se a sua mente e seus pensamentos te causaram problemas, eles também são capazes de resolvê-los. A versão tradicional do ho’oponopono é composta por quatro frases principais: sinto muito | me perdoe | eu te amo | sou grato.
5) Desconecte-se Aproveite os horários livres para deixar o celular de lado e aproveitar para fazer atividades que lhe dão prazer. Apreciar os alimentos durante o almoço ou escutar uma boa canção no intervalo da tarde são ações que atuam sobre diversas áreas da nossa mente provocando sensações de bem-estar e conforto. Dessa forma você consegue voltar para o trabalho com mais leveza e inspiração para continuar realizando as tarefas diárias de forma produtiva.
Você utiliza alguma técnica para diminuir as tensões do dia a dia? Conte-nos sobre as suas experiências nos comentários.