Cuidados com a saúde durante o inverno

Cuidados com a saúde durante o inverno
17/06/2020

Cuidados com a saúde durante o inverno

O inverno chegou! E para que você aproveite o melhor da estação, selecionamos algumas dicas voltadas a pele, alimentação e exercícios físicos para que o seu corpo adapte-se mais facilmente a esta mudança de clima. Confira a nossa postagem especial e boa leitura!

 

Cuidados com a pele
O ressecamento é o efeito mais nítido da estação. Ao tomar banhos mais quentes e transpirar menos, a hidratação natural da pele é diminuída, causando algumas irritações nesse período. Entre os cuidados recomendados estão:
- Beber água: a hidratação começa de dentro para fora. Beba no mínimo 2l de água por dia, parte desse conteúdo pode ser também através do suco de frutas ou chás claros.
- Banhos rápidos: para não diminuir a proteção natural da pele, evite a água quente, sabonete em excesso e uma duração muito prolongada do banho. Também utilize uma toalha macia para se secar.
- Sabonete: opte por opções neutras e hidratantes, espalhando a espuma por toda a pele. No caso de peles muito secas, evite passar o sabonete diretamente sobre pernas e braços.
- Hidratação: aplique hidratantes logo após o banho, podendo reaplicá-lo ao longo do dia, conforme o tipo e necessidade da sua pele.
- Sol: não se esqueça de aplicar o protetor solar, ele é indispensável mesmo nos dias nublados.

 

Alimentação
Para não abalar a saúde durante o inverno, alguns cuidados devem ser tomados, principalmente para o aumento da imunidade do corpo e o bem-estar durante a época mais fria do ano, como:
- Alimentos naturais: laranja, acerola, limão e outras fontes de vitamina C devem ser ingeridas de forma natural  durante todo o ano para o aumento da imunidade.
- Sopas: batatinha, cenoura, folhas verdes e temperos podem incrementar e tornar a sua sopa ainda mais saudável e nutritiva.
- Rotina: a vontade de comer com certeza aumenta, afinal, no inverno estamos rodeados por frituras, sessões de fondue e massas. Tenha cuidado para não comprometer a sua rotina alimentar, nesse período a digestão é mais demorada e deve ser respeitada sem exageros.

 

Exercícios
Você sabia que o frio é um grande aliado da perda de peso? Nos dias de inverno, com temperaturas mais baixas, o corpo precisa de mais calorias para se manter aquecido, o que aumenta o gasto calórico. Nesse período o exercício físico é necessário por:
- Imunidade: a prática de atividades faz com que as células imunes circulem pelo corpo, diminuindo o risco de doenças infecciosas. Mesmo com aquele friozinho da manhã, os exercícios são necessários para garantir a saúde do corpo e da mente.
- Sono: o que realmente importa é a qualidade do sono e não necessariamente a quantidade de horas que dormimos. Segundo pesquisas, os praticantes de atividades físicas possuem um sono mais intenso e valioso do que as pessoas sedentárias. 

 

Gostou da leitura? Compartilhe essa publicação!
Compartilhar