Long Life Fisioterapia
Acesso Restrito
Acesso Restrito
Pesquisar
Ergonomia

aet 

A Norma Regulamentadora NR 17 visa estabelecer parâmetros que permitam a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, proporcionando um máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente.

Uma das exigências da NR 17 é a análise ergonômica. Dentro desse serviço está incluído o laudo ergonômico, que atesta as condições do local de trabalho, de acordo com a função desenvolvida por cada profissional. A análise preliminar de risco ergonômico também é oferecida dentro dessa atividade, garantindo uma gestão eficiente quando se fala em ergonomia. Ela visa determinar as prioridades de ações e investigações das condições de trabalho, para uma posterior análise ergonômica do trabalho.

A Long Life Fisioterapia conta com profissionais qualificados para desenvolverem esse tipo de tarefa, garantindo às empresas corretas orientações na busca de postos de trabalho adequados, de acordo com a legislação brasileira. Segundo a NR 17, toda empresa deve realizar estudos ergonômicos dos seus ambientes, a fim de preservar a saúde de seus colaboradores na execução das suas funções. É também de responsabilidade das instituições comprovar que as doenças reclamadas por seus colaboradores não foram geradas nos seus ambientes.

Os serviços oferecidos pela Long Life são:

Gestão de ergonomia:
Na gestão de ergonomia estão incluídas as atividades de planejamento das ações de ergonomia, com base nos dados existentes e criação de indicadores específicos para a priorização das adequações ergonômicas, acompanhamentos de pessoas queixosas com atestados no posto de trabalho, com criação de formulários de registros de orientações, treinamentos, atuação junto ao comitê de ergonomia, e outras ações que forem necessárias para a implementação das melhorias ergonômicas na empresa.
 
Comitê de ergonomia:
Treinamento de equipe interna de trabalhadores envolvendo também o Sesmt da empresa, com o objetivo de disseminar o olhar e o conhecimento ergonômico, na busca de soluções internas para os riscos ergonômicos existentes na empresa, tanto do ponto de vista físico/biomecânico, quanto organizacional.
 
Laudo Ergonômico/Análise Ergonômica do Trabalho - segundo a NR 17:
A Análise Ergonômica do Trabalho ou AET é o estudo dos riscos ergonômicos realizados dentro do ambiente de produção ou administrativo, com o objetivo de avaliar os itens da NR 17, gerando um documento/laudo ergonômico onde devem estar contidos os riscos identificados e quantificados com as suas devidas sugestões de melhorias, para a elaboração do plano de ação ergonômico, que devem fazer parte da cultura preventiva da empresa.
 
Treinamentos de Ergonomia de Conscientização:
Treinamentos em sala ou no próprio local de trabalho, focando o reforço das orientações preventivas e das correções ergonômicas realizadas nos postos de trabalho, enfatizando o correto uso do ambiente de trabalho, suas ferramentas e acessórios, com o objetivo de evitar LER/DORT e demais patologias relacionadas ao trabalho.
 
Blitz ergonômica e Postural:
Visitas aos locais de trabalho, a fim de identificar melhorias e conscientizar hábitos posturais e ergonômicos corretos. São realizadas nos locais de trabalho.