Long Life Fisioterapia
Acesso Restrito
Acesso Restrito
Pesquisar
Hidroterapia

Hidroterapia

 

A Hidroterapia é o uso da água na prevenção e tratamento de doenças, sendo um método tradicional utilizado por diferentes culturas há séculos. Consiste em um método terapêutico que utiliza a água como componente de tratamento. Esse recurso vem demonstrando resultados positivos no tratamento e na prevenção de várias patologias, através do emprego desse meio líquido sob todas as formas e temperaturas variáveis. É uma forma de expandir a profundidade e a abrangência das opções de tratamento por parte do terapeuta e melhorar a perspectiva de recuperação para muitos indivíduos.

Inicialmente, essa forma de tratamento era utilizada apenas no tratamento do deficiente físico e mental. Mas atualmente está sendo utilizada em programas de controle de dor crônica, no tratamento de pacientes em pós-mastectomia, na reabilitação cardíaca e cada vez mais no meio ortopédico. É também benéfica quando se deseja minimizar a sustentação de peso por parte do paciente, quando há inflamação, dor, retração, espasmo muscular e limitação da amplitude de movimento. Ressaltando que o movimento em meio líquido é mais fácil, menos doloroso e promove uma reabilitação mais rápida.

Seus benefícios são advindos das propriedades físicas da água que desempenham papel fundamental para fins terapêuticos. A flutuação, por exemplo, permite que o paciente se movimente independente durante as sessões de hidroterapia, enquanto que a pressão hidrostática atua no deslocamento de líquidos para a parte central do corpo e a água em temperatura adequada auxilia no relaxamento muscular e no alívio das dores.

Desta forma, variados efeitos fisiológicos são alcançados em todos os sistemas do organismo, assim como psicológicos e funcionais. A extensão dos efeitos da terapia aquática dependerá da temperatura da água, da duração do tratamento, do tipo e intensidade do exercício e da necessidade específica de cada indivíduo, que pode se beneficiar de uma intervenção segura e efetiva na mesma, contribuindo para a melhora de problemas ortopédicos, neuromotores, músculo-esqueléticos, reumáticos, cardiorrespiratórios, dentre outros.