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Saúde Emocional, o que é e como se conecta com a minha organização?
Publicada em 25/04/2018

Saúde Emocional, o que é e como se conecta com a minha organização?

Vivemos em um período onde cada vez mais pessoas são afastadas de seus postos de trabalho por problemas conectados ao estresse, ansiedade e depressão. Assuntos como saúde emocional são de extrema importância para a valorização do capital humano dentro das empresas.

Saúde Emocional, o que é e como se conecta com a minha organização?

A saúde emocional pode ser definida como a harmonia entre os desejos, ambições e ideias para a promoção do bem-estar também a nível psicológico. Pessoas com essas características sentem-se bem com relação a si mesmas e mantêm-se menos acessíveis a problemas como a depressão e ansiedade.

Este é um fator de grande relevância dentro das organizações, pois um colaborador com problemas emocionais apresenta maiores taxas de absenteísmo, presenteísmo, menor produtividade e também fomenta relações prejudiciais no ambiente de trabalho.  Para refletir sobre a sua saúde emocional, analise se você mantém estes comportamentos e atitudes na sua vida pessoal e profissional:

- Resiliência: ser moldável a diversas situações e contextos é um dos aspectos mais necessários na atualidade. Isso porque uma pessoa com estas características consegue alinhar quais são os seus principais problemas e mesmo sob pressão focam em sua solução, mantendo também as atitudes positivas.

- Autoconhecimento: reconhecer as forças e fraquezas pessoais é o primeiro passo para o desenvolvimento da saúde emocional.  Um teste que pode auxiliar nesta descoberta é o das 16 personalidades, que analisa a identificação com os perfis analistas, diplomatas, exploradores ou sentinelas conforme suas respostas.

- Comunicação: manter uma comunicação efetiva e sem ruídos é fundamental para evitar falhas que refletem negativamente nas relações de trabalho. Até mesmo a forma de passar um feedback deve ser pensada. A metodologia M.A.R.C.A é interessante por possuir um modelo onde fica evidente todos os passos, desde a incoerência até as sugestões de melhoria.

As organizações também podem realizar algumas ações para melhorar esta cultura organizacional. Entre os exemplos estão à realização da pesquisa de clima e o projeto mente limpa da Long Life Fisioterapia. Neste projeto é realizada uma orientação psicológica com os colaboradores, trabalhos em grupo, avaliações de perfil e trabalho com os líderes da organização.

Para maiores informações entre em contato conosco pelo fone (47) 3037-5135 |  (47) 3327-5135 ou e-mail comercial2@fisioterapialonglife.com.br.