Long Life Fisioterapia
Acesso Restrito
Acesso Restrito
Pesquisar
Novidades

AET e sua relação com o e-Social e o selo ABVTEX
Publicada em 18/04/2018

AET e sua relação com o e-Social e o selo ABVTEX

E-social é um novo sistema d registro elaborado pelo Governo Federal para unificar as informações sobre as obrigações fiscaisprevidenciáriastrabalhistas das organizações. Até 2019 o objetivo é de que todas as empresas que tenham funcionários registrados, independente do seu porte, já estejam adequadas a esta nova plataforma obrigatória.

Assim, os órgãos públicos podem acompanhar a realidade das organizações em números de acidentes de trabalhogestão de pessoas e sua fiscalização, sendo que a plataforma integra os sistemas da Caixa Econômica Federal, Previdência Social, INSS, Receita Federal e Ministério do Trabalho em uma única plataforma digital. 

Qual o impacto do E-social na minha empresa?

- As empresas terão que enviar periodicamente suas informações para a plataforma do E-social, sendo o meio exclusivo de comunicação das suas obrigações (GFIP, CAGED, RAIS, LRE, CAT, CD, CTPS, PPP, DIRF, DCTF, QHT, MANAD, GRF e GPS) ao Governo Federal, como por exemplo recolhimento de FGTS, INSS, folha de pagamento, medicina e segurança do trabalho, dentre outras. 

- Entre as suas vantagens está a maior transparência e garantia da efetivação dos direitos trabalhistas e previdenciários, trazendo a tona também à necessidade da aplicação da Análise Ergonômica do Trabalho (AET), enfatizada pela Norma Regulamentadora NR 17 e seus anexos.  

A AET possibilita a execução de tarefas de forma mais segura e eficiente, reduzindo o risco de doenças ocupacionais e da ocorrência de acidentes de trabalho, o que promove maior qualidade de vida para o colaborador, produtividade e segurança no exercício das suas funções. Isso porque a análise verifica a atual situação ergonômica e sugere ações de melhoria para a implementação, permitindo a realização das tarefas diárias com um menor desgaste, preservando a saúde do colaborador.

Com o E-social será possível realizar a comparação de atividades e correlacionar por semelhança, o que gera penalidades caso informações sejam negligenciadas.Sendo assim, o e-Social é um sistema que vem para auxiliar os profissionais de Recursos Humanos e Saúde e Segurança do Trabalho  (SESMT) na declaração de informações em uma única plataforma e também para o cumprimento das suas obrigações perante aos colaboradores.

 

Qual a relação entre o selo ABVTEX e a Análise Ergonômica do Trabalho?

Um dos critérios para a obtenção do selo ABVTEX é o atendimento da Norma Regulamentadora NR 17 que determina a obrigatoriedade da Análise Ergonômica do Trabalho para todas as empresas em que os colaboradores estejam expostos a riscos ergonômicos. Dessa forma a empresa recebe um plano de ação com os ajustes que devem ser realizados para manter um ambiente de trabalho condizente com as atividades do profissional, incluindo iluminação, mesas e assentos adequados.