Novidades

Absenteísmo: como este fator impacta no seu negócio?
Publicada em 11/04/2018

Absenteísmo: como este fator impacta no seu negócio?

O termo absenteísmo se refere a um problema muito comum e recorrente dentro das organizações: a ausência do colaborador no ambiente de trabalho, podendo ser de forma justificada, injustificada ou atrasos que ocasionam o não cumprimento da carga horária semanal.

Entre os principais motivos organizacionais estão:

1) Longas jornadas ou volume excessivo de trabalho: além de gerar tensão e afetar a satisfação do profissional, possuir diversas responsabilidades também causa a perda de perspectiva e diminuição da sua produtividade.

2) Estresse e doenças:  níveis elevados de estresse no dia-a-dia geram um efeito negativo que desmotiva e contagia toda a equipe. Além disso, doenças são as justificativas mais comuns para ausências ou atrasos no ambiente de trabalho.

3) Não adaptação a cultura organizacional: se desde o processo seletivo o colaborador não se identifica com valores da organização, é provável que ele se desmotive no decorrer da sua jornada e busque oportunidades em outras empresas, o que pode ocasionar a falta no trabalho para a busca de outra empresa.

Para reduzir os índices de absenteísmo da sua organização, confira as dicas da Long Life Fisioterapia:

1) Realização de exercícios laborais: este tipo de atividade auxilia o colaborador no alívio de dores e tensões, correção de vícios posturais, prevenção de doenças e também promove a redução do sedentarismo, servindo como motivador para a prática de outras atividades físicas.

2) Atividades e palestras sobre e temas ligados a saúde: alertar os colaboradores sobre a importância da ergonomia e postura no ambiente de trabalho, alimentação saudável, motivação e também  promover temas relacionados ao estresse  e doenças como hipertensão, diabetes e câncer, que servem para a prevenção e manutenção da vida.

3) Pesquisa de clima organizacional: manter um bom clima dentro das organizações é essencial para a satisfação do colaborador. Esta pesquisa deve ser aplicada periodicamente para recolhimento de feedbacks e sugestões de melhoria.

Todos ester serviços são realizados pela Long Life Fisioterapia, empresa que atua há mais de 18 anos na promoção de saúde e bem-estar. Entre em contato conosco para saber mais sobre o assunto através do site, e-mail ou contato telefônico.