Ergonomia durante as atividades da casa

Ergonomia durante as atividades da casa
03/03/2021

Ergonomia durante as atividades da casa

A ergonomia durante a realização de atividades domésticas é essencial para garantir uma boa postura no dia a dia. 

Confira abaixo 4 dicas para aumentar o seu bem-estar durante a realização das tarefas:

- É muito comum ver pessoas varrendo ou passando pano encurvadas para a frente, ou seja, com o tronco flexionado. Isso pode estar relacionado ao tamanho do cabo utilizado ou mesmo a vícios de postura. Portanto, verifique a possibilidade de aumentar os cabos ou adquirir vassouras e rodos com cabos mais longos, com 1,30m ou mais.

- Abaixe-se com a coluna reta para apanhar objetos ou limpar abaixo da linha da cintura, flexionando os joelhos e não a coluna.

- Se você prefere lavar algumas roupas manualmente, providencie um simples apoio onde possa por o pé. Essa postura mantem o tronco mais ereto e, por consequência, alivia as tensões sobre a musculatura da coluna lombar evitando desconforto ou fadiga.

- Quando for inevitável carregar sacolas, procure dividir toda a compra em duas partes iguais em volume e em peso e carregue tudo em duas sacolas, uma de cada lado. Com isso você evita a sustentação unilateral de peso que poderá provocar a inclinação do tronco com sobrecarga na musculatura de um dos lados, podendo gerar desconforto ou fadiga.

E você, possui alguma outra dica que aplica em sua residência? Deixe sua resposta nos comentários!

Compartilhar